Notícia postada em: 08/02/2019
Iniciação científica é tema do último dia do Jornada Pedagógica da Rede Caminho do Saber



A Jornada Pedagógica, que teve início na segunda-feira (4), termina neste sábado (9), reunindo demais integrantes da equipe Caminho do Saber
 
O último dia do Seminário Pedagógico teve como tema “O uso da iniciação científica como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem e a nova BNCC”, a fim de dar continuidade ao projeto de implantação do uso da metodologia na escola. O convidado para a atividade de encerramento foi o professor José Breno da Cruz, que assessora a implementação do método científico e organização de Feiras de Ciência e Tecnologia por todo o país. 
 
De acordo com Breno, o educar pela pesquisa se dá na forma de programa construtivo acompanhado. Desta forma, a pesquisa pode ser compreendida por um conjunto de passos que, ao serem efetivados, levam a ressignificação de algo anteriormente tomado como verdade.
 
A principal função do programa, além da ampliação da Feira Ecotecnológica é fazer com que cada aluno desenvolva seu processo individual de APRENDER A APRENDER. A criança tem paixão inata pela descoberta e por isso convém não lhe dar a resposta ao que não sabe, nem a solução pronta a seus problemas; é fundamental alimentar-lhe a curiosidade, motivá-la a descobrir as saídas, orientá-la na investigação até conseguir o que deseja.
 


Deixe seu comentário