Notícia postada em: 08/07/2019
Mesmo com baixa temperatura, 13ª Feira Ecotecnológica é sucesso de público



Cerca de 400 pessoas passaram pelos stands
 
A manhã de sábado, embora gelada, não espantou o público e os nossos pequenos grandes pesquisadores, da 13ª edição da Feira Ecotecnológica da Rede Caminho do Saber. Os projetos desenvolvidos pelos estudantes no cotidiano escolar, reforçam o compromisso da escola com a iniciação científica e com o fomento da pesquisa. Durante a manhã, cerca de 400 pessoas passaram pelos “stands” montados pelos estudantes do Pré ao 4º ano do ensino fundamental. 
 
Nesta edição, o tradicional voto popular - que gratifica determinado grupo, de acordo com a avaliação - teve novidades. Para concretizar seu voto, o visitante deveria conhecer no mínimo 5 projetos, a fim de valorizar o trabalho desenvolvido pelos estudantes, e então, entregar no espaço da APMF Amigos do Saber. O resultado mais uma vez foi surpreendente, a participação do público empolgou os estudantes que emocionaram-se com os elogios e reconhecimento. 
 
Os projetos de pesquisa foram desenvolvidos a partir das curiosidades dos estudantes. Por exemplo, quem nunca quis saber “Como a água vira chuva”? Ou então “Por que o tatu vira bola?”. Para o professor José Breno da Cruz, que assessora a implementação do método científico na escola, é estimulando a curiosidade dos estudantes e proporcionando meios para que ela se desenvolva, que são formados os grandes pesquisadores. “Não queremos que os alunos pesquisem sobre ciência apenas, nosso objetivo é que eles façam ciência! Pesquisem sobre o que desperta a curiosidade”.   
 
Os estudantes Arthur Rodrigues Marcon e Eduardo Pistorello Mendes, que representaram a escola na primeira Feira Externa da Rede, (quarta edição da EXPOCETI), dividiram com o público um pouco da experiência. “Foi muito gratificante, conhecemos pessoas diferentes, aprendemos novas culturas e eu nunca vou esquecer dessa oportunidade.” enfatizou Arthur. 
 
A diretora-presidente, Maristela Tomasi Chiappin, enfatizou a alegria em observar como os trabalhos desenvolvidos pelos estudantes evoluíram. “Fico muito orgulhosa em vê-los ganhando prêmios, apresentando e defendendo projetos tão bem elaborados. Todos nós, acreditamos muito no método científico e na importância da iniciação científica”, enfatizou. 

Premiações: 

CIA voto popular: "Como a água vira chuva" - Pré 1
CIA destaque: "Literatura infantil"  - Pré 2A
Caminho Kids voto popular: C'omo o fogo é feito?" - Pré 2A
Caminho Kids destaque: "Eletricidade: de onve vem?" - Pré 2B
Caminho do Saber voto popular: "Por que o tatu vira bola?" - Turma 15
Caminho do Saber destaque 1º ao 3º ano: "Na teia da aranha" - Turma 25
Caminho do Saber destaque 4º ano: "A era dos Robôs" 
 
 
 


Confira as fotos

Deixe seu comentário