Notícia postada em: 08/03/2019
Mulher empreendedora: “o segredo do sucesso está em dar o primeiro passo”



Diretora presidente da Rede Caminho do Saber, Maristela Tomasi Chiappin, revela como se tornar uma empreendedora de sucesso
 
A cada dia que passa as mulheres vêm conquistando espaço e ganhando força no mundo corporativo. De acordo com informações divulgadas pelo Sebrae, nos anos 2000 as mulheres simbolizavam cerca de 28,4% dos gestores, em 2010 esse número cresceu para 34,9%. Atualmente, mais de 7 milhões de mulheres tocam seu próprio negócio, e a tendência é que este número continue a crescer. 
 
A Rede Caminho do Saber foi fundada há 30 anos por Maristela Tomasi Chiappin, que sempre acreditou que é possível mudar o mundo formando pessoas melhores. E assim, formou-se em Pedagogia e aos 17 anos emancipou-se para abrir a primeira escola infantil que pouco tempo depois transformaria-se na Rede de Ensino que mais cresce na Serra Gaúcha. 
 
Embora quem não conheça a história da trajetória desta empreendedora possa acreditar que o processo foi fácil e simples, essa ideia não está correta. Vinda de família humilde, Maristela usou a dificuldade como força impulsora para dar o primeiro passo em direção a seu sonho “é preciso dar o primeiro passo, é preciso ousadia e paixão para fazer o que for preciso para realizar seu objetivo”. 
 
Por acreditar que a mudança na sociedade ocorre a partir da educação, a empreendedora resolveu aceitar novos desafios e ir além da educação infantil, que foi a realidade da Caminho durante 15 anos. “É preciso ousadia para dar o primeiro passo e paixão para continuar mesmo com todas as dificuldades” afirma com emoção nos olhos. Durante os 30 anos de Rede, a diretora enfrentou obstáculos como auditorias frequentes na escola e o impedimento no primeiro pedido de empréstimo para construção do prédio que hoje é a Sede da Rede. 
 
Para Maristela, algumas características femininas fazem toda diferença numa líder, “somos detalhistas, perfeccionistas. Outro ponto importante é a nossa facilidade de nos relacionarmos com as pessoas. As pessoas são o mais importante ninguém cresce sozinho.”
 


Deixe seu comentário