Confira aqui artigos sobre educação

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog com dicas para a educação do seu filho!

3 livros que contam a história do Brasil de uma maneira que você nunca viu

Tempo de leitura: 2 minutos

Quer ler e aprender sobre História do Brasil de forma divertida? Pois esta é a proposta do autor Laurentino Gomes em sua “Trilogia da Proclamação da República”. São três volumes que já no título deixam claro o quanto essas leituras vale a pena. De linguagem fácil e belíssimas ilustrações, a trilogia veio para tirar a Proclamação da República do Brasil do lugar comum.

Volume 1 – 1808
“Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a história de Portugal e do Brasil”.
Este volume fala da chegada da Família Real ao Brasil, depois de fugir de Portugal, e passar por muitas complicações na viagem pelo mar. A viagem foi tão complicada que os brasileiros que esperavam ansiosamente no Porto de Salvador, ficaram em choque com a chegada da corte: Dom João era um homem muito gordo, o príncipe era medroso, Carlota Joaquina era uma mulher feia e a Rainha I era louca! Imaginem que chegada triunfal….
Volume 2 – 1822
“Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram Dom Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado”.
Este volume traz toda a polêmica e toda a crise que estava instalada no Brasil às vésperas de sua Independência: 99% da população era analfabeta; de cada 3 brasileiros, 2 eram negros, mulatos, mestiços ou índios. A minoria branca temia por uma rebelião. Os ricos eram poucos e ignorantes, com raras exceções. Para piorar a situação, D. João IV havia raspado os cofres nacionais no ano anterior. Resumindo, o novo país que nascia, já estava falido! O Brasil de 1822 só deu certo pela combinação de sorte, imprevisão, acasos e claro, a sabedoria dos poucos responsáveis pela condução do País.

Volume 3 – 1889
“Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil”.
No último volume da Trilogia, o autor trata de uma data fundamental para a história brasileira, 15 de novembro de 1889, dia em que foi derrubada a Monarquia e instituída a República.
A obra toda contém notas, bibliografias e referências, demonstrando todo o cuidado e pesquisa do autor em escrever esta trilogia fascinante.
Na introdução de “1889” o próprio autor define sua obra histórica e a sua relevância para a sociedade:
“Uma sociedade que não estuda história não consegue entender a si própria porque desconhece suas raízes e as razões que a trouxeram até aqui. […] O estudo da história é hoje, talvez até mais do qualquer outra disciplina, uma ferramenta fundamental na construção do Brasil dos nossos sonhos em um novo ambiente de democracia”.

Lembrando que todos os volumes possuem exemplares em nossa Biblioteca.

Deixe seu comentário!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.