Confira aqui artigos sobre educação

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog com dicas para a educação do seu filho!

Variedades de Açúcar – Dicas para sua saúde e de seu filho

Tempo de leitura: 2 minutos

Talvez você não saiba, mas existem vários tipos de açúcar.

Conhecer esses variados tipos é importante para a sua saúde e também das suas crianças!

No post de hoje, a nossa nutricionista Elisete Sleiffer, listou algumas variedades:

Mascavo: esta variedade tem cor caramelo e mais úmida, e o sabor lembra a rapadura. Estas características são adquiridas depois do cozimento e da cristalização do caldo de cana-de-açúcar. Sem passar pelo processo de refinamento, ele conserva nutrientes como ferro e cálcio. É o melhor para o consumo.

Orgânico: do plantio à industrialização, este açúcar não utiliza ingredientes artificiais e nem agrotóxicos, durante o plantio da matéria prima. Visualmente, este ingrediente tem cristais mais grossos e mais escuros que os outros açúcares, mais comuns nas prateleiras dos supermercados.

Demerara: o processo de produção deste açúcar é bem parecido com o açúcar mascavo. Porém, o açúcar demerara passa por um processo de refinamento leve, durante o qual não recebe nenhum aditivo químico. Usado no preparo de doces mais sofisticados, este é um dos açúcares mais caros do mercado.

Cristal: possui grãos maiores e mais transparentes que o açúcar refinado, tornando-o mais difícil de ser dissolvido nos líquidos. As características do açúcar cristal se deve a técnica de refinamento leve, que tira cerca de 90% dos sais minerais. Açúcar refinado: este é o açúcar branco mais comum nos supermercados. No refinamento, aditivos químicos como o enxofre deixam o produto com aparência clara e uniforme. O açúcar branco é usado em quase todas as sobremesas e bebidas.

Confeiteiro: os cristais são tão delicados e finos que até parecem farinha. O segredo deste ingrediente é o processo de refinamento sofisticado pelo qual ele passa. Depois, é peneirado, sendo que, durante este processo os cristais são separados de acordo com a granulometria. Antes de ir para o pacotinho, o açúcar recebe uma pequena quantidade de amido de arroz, milho ou fosfato que evita que os grãos fiquem grudados. O açúcar de confeiteiro é muito usado principalmente para decorar biscoitos e tortas.

Deixe seu comentário!

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.