Notícia postada em: 07/08/2020
1ª Feira Ecotecnológica Virtual será realizada pela Rede Caminho do Saber em agosto



A Rede de Ensino Caminho do Saber realizará a 1ª Feira Ecotecnológica Virtual, em função da pandemia do coronavírus, nos dias 18, 19, 20 e 21 de agosto. O evento será aberto ao público que poderá acessar o conteúdo ao vivo e online em links gratuitos disponibilizados pela escola. A feira deste ano contará com palestras de dois especialistas em educação no país e com apresentações de trabalhos das turmas de Educação Infantil e Anos Iniciais da Caminho. 

 

A Feira Ecotecnológica já é realizada há 13 anos na Caminho do Saber como um incentivo à pesquisa e iniciação científica, áreas em que a escola é pioneira. Desde a Educação Infantil, a Rede estimula os alunos a desenvolverem trabalhos durante todo o ano letivo, que são apresentados na feira. Neste ano, em função da pandemia da Covid-19, a escola se organizou para realizar o evento da mesma forma, porém totalmente virtual, garantindo a segurança e a saúde dos participantes. 

 

“Não podíamos deixar de realizar essa feira tão tradicional na escola para nossos alunos e famílias. Ela é a concretização de todo um trabalho científico que é realizado durante o ano letivo com as turmas. Então, adaptamos o evento para que aconteça online e esperamos que atinja o mesmo sucesso de outros anos”, explica a diretora-presidente da Caminho do Saber, Maristela Tomasi Chiappin. 

 

Programação 

 

No primeiro dia de Feira (18 de agosto), está prevista a abertura do evento online, às 18h30, com uma introdução da diretora e, na sequência, duas palestras. A primeira com José Breno da Cruz, que é palestrante, assessor na implantação do uso da Iniciação Científica como ferramenta no processo de ensino aprendizagem e é o representante na seleção e credenciamento para diversas Feiras Nacionais e Internacionais. Breno falará sobre “Introdução à Iniciação Científica”. 

 

A segunda palestra do dia será com Lucrécia Raquel Fuhrmann, graduada em Letras pela Universidade Luterana do Brasil, mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e doutoranda em Educação na University of Regina, no Canadá. Já atuou como Coordenadora da Mostratec Jr., uma mostra de trabalhos de iniciação científica da Educação Infantil e do Ensino Fundamental realizada pela Fundação Liberato, na cidade de Novo Hamburgo, integrada à MOSTRATEC (Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia), considerada um dos mais significativos eventos internacionais de ciência jovem da América Latina. Lucrécia falará sobre “Uma ideia, o método, a pesquisa: possibilidades de impulsionar a aprendizagem a partir da metodologia científica”. 

 

Nos dias 19, 20 e 21 de agosto, a Feira Ecotecnológica terá apresentações virtuais de trabalhos dos alunos com comentários de professores de outras instituições. Os alunos da Educação Infantil e Anos Iniciais já estão trabalhando com diversos temas no último mês. Os estudantes até o 2º ano fazem apresentações entre as turmas e os de 3º e 4º ano farão as apresentações na feira para professores convidados. Entre os temas trabalhados, estão os planetas, a vida no fundo do mar, a vida das aranhas, a formação da água doce e da água salgada e como vivem as formigas. 

 

A Feira Ecotecnológica será totalmente virtual e aberta para acesso do público. 



Deixe seu comentário