Notícia postada em: 24/11/2020
Alunos da Rede Caminho do Saber produzem talk show sobre Enem



Com a aproximação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021, trabalhar a temática em sala de aula tornou-se fundamental. Pensando nisso, os alunos do Ensino Médio da Rede Caminho do Saber colocaram em prática um programa online de dicas e entrevistas, com muita informação e humor. Intitulado de "Vestibulando", os cinco episódios transmitidos ao vivo pelo canal da escola no Youtube e pela página no Facebook vão ao ar de segunda a sexta-feira (23/11 a 27/11), sempre às 16h. A ideia é abordar as áreas do conhecimento cobradas pelo Enem (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Matemática e suas Tecnologias; e Redação) e contar com a participação de professores, ex e futuros vestibulandos.
 
Prática da escola, mais uma vez os alunos foram estimulados a criar soluções inteligentes e puderam aplicá-las em projetos reais. O desafio está justamente aí: usar a criatividade, a  tecnologia, o conteúdo aprendido em sala de aula e a relação afetiva com os professores em um talk show, que mistura informação e entretenimento. "Há muito tempo, a gente já incentiva essa galera com desafios. O talk show foi mais uma forma que a gente encontrou de trabalhar a interdisciplinaridade e o trabalho em grupo, inclusive, com alunos de diferentes séries e turmas", relata Renata Baggio, vice-diretora pedagógica do Ensino Médio.
 
Ao todo, 12 alunos participam do projeto, que conta com o apoio de jornalistas, equipe pedagógica e experts em tecnologia - todos colaboradores da Caminho. Separados em pequenos grupos, os estudantes se dividiram entre equipe de produção, apresentadores, roteiristas e técnicos de áudio e vídeo. O "Vestibulando" começou há duas semanas, com oficinas específicas para cada grupo, fundamentais para o andamento do talk show. Vale lembrar que, mesmo com o suporte de colaboradores, todo o trabalho vem sendo feito por eles - da parte técnica à apresentação. Além disso, foram criados quadros como "O que sempre cai", que aborda os assuntos mais cobrados no exame e "Quem é mais provável", um jogo com professores, em que é preciso apontar quais deles são mais prováveis de executarem algumas ações características do Enem, como se atrasar para a prova ou levar uma marmita como lanche.
 
O primeiro programa foi ao ar nessa segunda-feira (23/11) e está disponível  no Facebook e no Youtube:
https://www.youtube.com/watch?v=4tcfrt9lS0c


Confira as fotos

Deixe seu comentário