Notícia postada em: 10/12/2021
Alunos do 2º ano da Rede Caminho do Saber criam um jornal com notícias escritas por eles



A Rede de Ensino Caminho do Saber conta, agora, com um jornal confeccionado pelos próprios alunos: é o Jornal da Caminho, que foi pensado, criado e escrito pelos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental da escola. A ação fez parte do projeto Gênios da Leitura, que tem como objetivo estimular as crianças no processo de leitura e escrita e desenvolver habilidades de escrita através dos livros.
 
“Durante o projeto as crianças puderam ler diferentes tipos de gêneros. Eles fizeram fichas de leitura com informações importantes sobre os livros e demais leituras. Assim, criaram seu próprio gênio com material alternativo e ainda confeccionaram seu colete de gênio com a família a fim de tornar lúdica a apresentação aos colegas”, explica a coordenadora pedagógica dos Anos Iniciais da Rede, Natália Catafesta.
 
Uma das atividades do projeto foi uma palestra com a editora-chefe do Jornal Pioneiro e da Gaúcha Serra, Tríssia Ordovás Sartori. Ela participou de um bate-papo na Caminho do Saber, explicando diversos tópicos importantes do Jornalismo, como: o que é uma notícia, como construir uma capa de jornal, o que é uma manchete e o que é importante na hora de escrever um texto. Na tarde, os alunos participaram fazendo muitas perguntas para a jornalista. “Eu fiquei surpresa com a participação e com conhecimento desses estudantes sobre o mundo do Jornalismo. Eles acompanham o jornal, sabem o que anda acontecendo no mundo e têm muita curiosidade sobre esse tema. Adorei ter participado!”, contou Tríssia.
 
Ao longo do mês de novembro, os alunos criaram o Jornal da Caminho e escreveram as notícias dos eventos que foram importantes para as turmas durante este ano. Entre eles, as aulas on-line, a Feira Ecotecnológica, o projeto do Gênio da Leitura e do Autor na Escola, as campanhas solidárias da Rede e a aula temática de Halloween com a professora de Língua Inglesa. Augusto Palavro, da Turma 26, adorou a experiência. “Foi muito legal. Eu gostei de quando nós separamos os grupos e de quando a gente escreveu as notícias. E também de quando a professora ia imprimindo as páginas no computador para montar o jornal”, descreveu.
 
Na próxima segunda e terça-feira (13 e 14/12), acontecerá o lançamento do Jornal da Caminho, encerrando o projeto do Gênios da Leitura. Será montado um espaço na escola em que os alunos irão autografar o material e tirar fotos para registrar o fim do projeto.
 


Confira as fotos

Deixe seu comentário