Notícia postada em: 18/08/2020
Equipe Tecnoway da Caminho do Saber cria vídeos tutoriais que facilitam uso da tecnologia pelos professores



A pandemia da Covid-19 traz inúmeras restrições e adaptações para a vida de todo mundo, mas também se torna uma oportunidade de criar e colocar em prática novas ideias. Assim surgiram as “Tecnodicas”, um novo projeto desenvolvido pela Tecnoway, equipe de robótica da Rede de Ensino Caminho do Saber. As Tecnodicas são vídeos tutoriais, disponibilizados no canal do YouTube da equipe, que facilitam o uso das ferramentas tecnológicas para professores. 

 

Os temas abordados estão relacionados com os diversos recursos tecnológicos que passaram a ser muito mais presentes na rotina de professores e estudantes na pandemia. Entre os assuntos trabalhados estão: como editar imagem no PowerPoint, como gravar aula usando o aplicativo Zoom, como utilizar o celular como câmera para uma reunião no Zoom, como editar e gerar arquivos utilizando o programa Canva e como acessar o Google Classroom (visão do professor). Os próximos devem abordar a utilização de ferramentas de documentos e planilhas online. 

 

“A ideia das Tecnodicas surgiu em uma reunião da Tecnoway em que conversamos sobre as metodologias adotadas por professores, tanto da rede pública quanto particular, e percebemos que nem todos eles têm facilidade com uso de tecnologias. Os alunos trouxeram relatos de parentes, conhecidos e amigos até de outras cidades, e nos deparamos com algumas dificuldades enfrentadas pelos docentes para se adaptar às aulas virtuais”, comenta Alexandra Colvara, vice-diretora de Tecnologia da Caminho do Saber. 

 

A partir disso, os integrantes da Tecnoway criaram um formulário online nas redes sociais para verificar qual a maior dificuldade encontrada pelos professores e, assim, iniciaram o projeto com base nessas respostas. Após, foi definido que toda quarta-feira a equipe lançaria um vídeo novo com dicas de softwares, aplicativos ou sites no YouTube, para facilitar a produção de conteúdos para as aulas. 

 

“Temos visto muitos professores compartilhando nossos vídeos, fazendo questionamentos e utilizando o conteúdo dos nossos tutoriais nas aulas online. E isso nos deixa muito realizados, pois mostra que estamos fazendo a diferença e ajudando esses profissionais nesse período difícil. Além disso, muitos desses retornos que recebemos também nos auxiliam a pensar nos próximos vídeos”, conta Alexandra. 

 

As Tecnodicas começaram a ser postadas em julho e podem ser acessadas abertamente no canal do YouTube da Tecnoway.  

 


Confira as fotos

Deixe seu comentário