Notícia postada em: 25/11/2020
Equipe Tecnoway da Caminho do Saber se classifica entre as 18 melhores do país em desafio de robótica



A equipe de robótica da Rede de Ensino Caminho do Saber está classificada para a segunda fase do Torneio SESI de Robótica - Desafio Relâmpago Volta às Aulas. No total, 120 escolas de todo o país participaram da primeira etapa da competição e apenas 18 foram selecionadas para a segunda etapa, incluindo a Tecnoway de Caxias do Sul. O Desafio visa identificar projetos que proponham soluções para problemas identificados na retomada das aulas presenciais. 

 

O problema identificado pela Tecnoway foi a falta de higienização adequada dos espaços nas escolas, principalmente nas salas de aulas, nos intervalos entre os estudantes de diferentes turnos. Após definir o problema, a equipe analisou as alternativas já existentes e desenvolveu uma solução que fosse eficiente, fácil de implementar e sem um custo alto. Por isso, criaram o VSpray, um equipamento desenvolvido para higienizar as salas de aula de maneira rápida e eficaz. 

 

Esse produto seria utilizado como uma névoa nos ambientes formada por peróxido de hidrogênio, material indicado pela ANVISA para limpeza de superfícies, diferente de outros que vêm sendo utilizado e não têm a mesma eficácia comprovada. Além disso, a Tecnoway desenvolveu uma montagem diferenciada do VSpray: o equipamento espalharia a névoa automaticamente, sem precisar de uma pessoa para manuseio, facilitando o uso para as escolas. 

 

A proposta apresentada foi o que levou a equipe caxiense a se classificar para a segunda fase do desafio. “Esse Desafio de Robótica trabalha com diversas habilidades, como: resolução de problemas, criatividade, trabalho em equipe, pesquisa, empreendedorismo, flexibilidade e adaptação neste novo momento de encontros online. Os integrantes da Tecnoway estão fazendo reuniões diárias virtuais no turno inverso da aula para se prepararem para o desafio e está dando resultado. Ficamos muito felizes de ficarmos entre as 18 melhores equipes do país, demonstrando a força da nossa escola e dos nossos estudantes”, completou Alexandra Colvara, técnica da equipe e vice-diretora de Tecnologia da Caminho do Saber. 

 

A próxima etapa da competição será uma entrevista online com os juízes em que os integrantes da Tecnoway apresentarão o VSpray e esclarecerão dúvidas dos jurados. A entrevista com a representante da Caminho do Saber será nesta quinta-feira (26/11). O corpo de juízes selecionará os sete finalistas que receberão a premiação entre primeiros colocados e categorias destaque. 



Deixe seu comentário