Notícia postada em: 31/08/2020
Feira Ecotecnológica da Caminho do Saber encerra com sucesso na participação de alunos e professores convidados



A 1ª Feira Ecotecnológica Virtual da Rede de Ensino Caminho do Saber – Educação Infantil e Anos Iniciais - encerrou com sucesso no nível dos trabalhos apresentados e com ótimos números de público. No total, foram 3.013 visualizações no canal do YouTube da escola, somando 76 apresentações nesta ferramenta (das turmas de 3º e 4º anos) e mais 288 apresentações via Zoom (das turmas de Educação Infantil e de 1º e 2º anos).

 

A feira contou com a participação de professores convidados de diferentes regiões do país que avaliaram os trabalhos dos alunos e encaminharam as observações para a escola. Os especialistas em iniciação científica, chamados de observadores, representaram diversos estados, como Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia, Paraná, Alagoas, Pará, Minas Gerais, Pernambuco e Ceará. 

 

Entre eles, Fabiano Zuin, que faz parte da Comissão de Eventos Científicos de Capivari (SP). “Fiquei maravilhado com a propriedade e a maturidade com que os alunos apresentavam seus projetos. Poderíamos estar reclamando da vida, mas, graças ao empenho da comunidade escolar e do apoio familiar, foi possível dar continuidade na iniciação científica, e mostrar que a educação pode proporcionar mudanças positivas e quebrar velhos paradigmas. Parabéns por toda organização!”, comentou. 

 

Outra professora observadora foi Marília Pinto Fontes, de Salvador (BA). “A experiência de participar da Feira Ecotecnologica da Rede Caminho do Saber foi maravilhosa. Fiquei extremamente emocionada e apaixonada pelo cuidado dos professores na orientação dos projetos dos alunos. Os alunos foram excelentes, mostrando que entenderam o recado de se fazer pesquisa e a importância da Ciência. Parabéns a todos!”, relatou. A engenheira Ana Kédyna Ribeiro de Souza, do Ceará, também se impressionou com o conhecimento dos estudantes. 

 

“Nesse contexto de pandemia, realizar um evento científico de forma remota com crianças deve ser desafiador! Mas ao mesmo tempo revela o quanto a instituição acredita no potencial dos alunos, pais e professores. Durante todas as apresentações, meu coração se encheu de alegria ao ver profundidade na pesquisa, envolvimento da família, zelo com a apresentação visual e o cuidado com a oratória.  Vi crianças se apropriando de uma linguagem científica! Vi crianças aplicando a ciência com situações do cotidiano! E fiquei encantada!”, descreveu Ana. 

 

Além disso, a abertura do evento teve a participação de dois especialistas renomados na área: os professores José Breno da Cruz, de Novo Hamburgo; e Lucrécia Raquel Fuhrmann, diretamente do Canadá, que falaram sobre iniciação científica e pesquisa. Todo o evento foi realizado virtualmente, com acesso livre do público. 

 

“Foi realmente um desafio organizar essa Feira realizada de maneira totalmente inovadora, mas é assim que a Rede Caminho do Saber é. Somos movidos pelo desafio de sempre fazermos o melhor e conseguimos mais uma vez. A participação de especialistas na área e de professores dos mais diferentes lugares do país só demonstra a credibilidade da nossa escola. Além disso, a dedicação e o conhecimento dos alunos impressionaram a todos e deixaram toda a equipe orgulhosa pelo trabalho realizado em Iniciação Científica”, elogiou Maristela Chiappin, diretora-presidente da Caminho do Saber. 

A Feira Ecotecnológica começou no dia 18 de agosto e seguiu até dia 21.

 

Histórico 

 

A Feira Ecotecnológica já é realizada há 13 anos na Rede Caminho do Saber como um incentivo à pesquisa e iniciação científica, áreas em que a escola é pioneira. Desde a Educação Infantil, a Rede estimula os alunos a desenvolverem trabalhos durante todo o ano letivo, que são apresentados na feira. Além disso, os estudantes da Caminho do Saber já representaram a escola com trabalhos selecionados para feiras científicas em diversos lugares do país e também do exterior.  

 

Na última semana, a Caminho do Saber foi ganhadora do Prêmio Escolas que Inspiram 2020 do SAS (Sistema Ari de Sá) na categoria Educação Infantil com a Feira Ecotecnológica. A Rede concorreu com mais de 800 escolas de todo o país e foi vencedora nesta categoria com o projeto. 

 


Confira as fotos

Deixe seu comentário