Notícia postada em: 12/07/2021
Mais uma edição da Feira Ecotecnológica é realizada com sucesso pela Rede Caminho do Saber



A 15ª edição da Feira Ecotecnológica da Rede de Ensino Caminho do Saber, segunda realizada no formato virtual, encerrou no último sábado (10/07) com a apresentação dos trabalhos destaques dos alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais. Neste ano, o evento foi realizado em dois finais de semana com divisão das apresentações pelos segmentos de ensino. No dia 03 de julho, foi a vez dos estudantes dos Anos Finais e do Ensino Médio participarem da Mostra Científica.
 
Os alunos trabalharam durante meses com as pesquisas científicas em sala de aula até elaborarem o projeto completo. Foram diversos temas estudados, como: bichos do jardim, desnutrição, esquizofrenia, influências das cores em nossa vida, peste negra, gravidade e medicina natural. O trabalho culminou com a apresentação de 22 trabalhos destaques na Feira Ecotecnológica com análise de professores convidados de outras instituições. A partir daí, os alunos têm a oportunidade de se inscrever em outras feiras pelo país e até no exterior.
 
“A Rede Caminho do Saber sempre foi pioneira na iniciação científica na região da Serra Gaúcha e no Brasil como um todo. Nós participamos de muitas feiras ao longo desses 15 anos de caminhada de Feira Ecotecnológica. A partir da pesquisa, os nossos alunos se transformam em pesquisadores motivados e curiosos e em cidadãos que irão promover as mudanças que o mundo tanto precisa. Nós acreditamos que não são as respostas que movem o mundo, e, sim, as perguntas, e o nosso papel como escola é estimular essa formação integral do nosso estudante”, explica Carina Scheneider, diretora pedagógica da Rede Caminho do Saber.
 
A professora Patrícia Oliveira, que coordena o programa Ciência na Escola na Rede Estadual da Bahia, foi uma das avaliadoras da feira. “Gostaria de parabenizar a Rede Caminho do Saber pela excelente organização e cuidado com toda a equipe envolvida, professores, avaliadores, estudantes e público externo. Os trabalhos apresentados foram de excelência, os estudantes tinham muito propriedade e segurança com a temática pesquisada. Sou grata pelo convite e participação desse momento científico de Caxias do Sul”, elogiou.
 
Um dos alunos avaliados neste sábado foi Benjamin Pasini, que fez um trabalho sobre o fundo do mar. “Eu achei muito legal e diferente. E aprendi que o sol é uma estrela”, contou o estudante da Companhia do Carinho, que faz parte da Rede.
 
Neste ano, também participaram do evento as duas unidades franqueadas da escola: a Impulso Bento e a Impulso Jardim Eldorado. As instituições de ensino começaram a funcionar em fevereiro deste ano e seguem o mesmo modelo de educação da Caminho do Saber. A Feira Ecotecnológica foi transmitida pelo canal do Youtube da Rede e os materiais ficam disponíveis para quem quiser assistir online.
 
Histórico
 
Esta é a 15ª edição da Feira Ecotecnológica que acontece todos os anos na Rede Caminho do Saber e é realizada como um incentivo à pesquisa e iniciação científica, áreas em que a escola é pioneira. Desde a Educação Infantil, a Rede estimula os alunos a desenvolverem trabalhos durante todo o ano letivo. Além disso, os estudantes já representaram a escola com trabalhos selecionados para feiras científicas em diversos lugares do país e também do exterior, como no Paraguai.
 
No ano passado, a Caminho do Saber foi ganhadora do Prêmio “Escolas que Inspiram 2020” do SAS (Sistema Ari de Sá) na categoria Educação Infantil com a Feira Ecotecnológica. A Rede concorreu com mais de 800 escolas de todo o país e foi vencedora nesta categoria com o projeto.


Confira as fotos

Deixe seu comentário