Notícia postada em: 08/10/2021
Rede Caminho do Saber participa de lançamento de Governança do Ecossistema de Inovação na Mercopar



A Rede de Ensino Caminho do Saber faz parte da Governança do Ecossistema de Inovação de Caxias do Sul. O lançamento foi programa foi feito nesta quinta-feira (07/10) durante a Mercopar – Feira de Inovação Industrial – que acontece nos Pavilhões da Festa da Uva. O ecossistema de Caxias tem o propósito de “Integrar para Inovar”. 

 

O lançamento do programa teve por objetivo apresentar e consolidar a governança do ecossistema local, estimulando a interação entre diversos setores e entidades, e promovendo, assim, a conexão entre os autores em prol da ativação do ecossistema.  São três grupos que formam esse ecossistema: GT - Agronegócio, GT - Eletrometalmecânico e GT - TIC (Tecnologia da Informação e Comunicação).

 

A Caminho do Saber foi representada pela vice-diretora de Tecnologia Educacional, Alexandra Colvara, que faz parte do GT – TIC. “A participação da nossa escola nesse Ecossistema só reforça o nosso papel na cultura da Inovação e da Tecnologia, um dos nossos pilares de ensino. Estamos formando os futuros líderes da sociedade, muitos com foco na área industrial, e podermos ter esse contato com outras entidades da área é muito válido para trocarmos conhecimento e nos mantermos atualizados sobre os recursos do mercado”, contou Alexandra. 

 

No lançamento, foi abordado o mapeamento do ecossistema de inovação de Caxias do Sul, no qual foi identificado o nível de maturidade do ecossistema, bem como suas áreas priorizadas: Cadeia do Agronegócio, Eletrometalmecânico e Tecnologia da Informação e Comunicação. Também foram apresentados dois cases dos municípios de Londrina e Florianópolis. 

 

Mercopar 

 

Pelo primeiro ano, a Rede de Ensino Caminho do Saber participou da Mercopar como expositor e foi a única escola da Educação Básica a estar presente no evento, que é considerado o maior de inovação e negócios da América Latina. O objetivo da Rede foi fortalecer o modelo inovador de ensino, reforçar seus três pilares (Conteúdo, Socioemocional e Inovação e Tecnologia) e se aproximar ainda mais da comunidade. 

 

Além disso, a Caminho do Saber tem forte ligação com a Mercopar por um dos seus pilares de ensino: Inovação e Tecnologia. A escola integra a tecnologia ao seu cotidiano por meio do uso de ferramentas tecnológicas nas aulas, nos processos internos e também na comunicação e interação com as famílias e alunos. Com Educação Tecnológica e Robótica no currículo, desenvolve projetos de inovação que fazem os alunos pensarem em melhorias e soluções para os problemas do dia a dia potencializando a criatividade e fomentando o mindset inovador.  

 

“A nossa participação foi excelente. Levamos nossos principais diferenciais para a Mercopar, como a robótica, a tecnologia, inovação e conteúdo e nos surpreendemos com a quantidade de visitantes que vieram no nosso estande. Conseguimos nos aproximar da comunidade, com muitos interessados em nossa escola, e também saímos daqui com muito conhecimento da cultura da inovação com diversos cases apresentados na feira. Com certeza, levaremos muitas novidades da área para a sala de aula e para os nossos alunos”, concluiu Maristela Chiappin, diretora-presidente da Rede Caminho do Saber. 

 

A Mercopar encerrou nesta quinta-feira às 20h. 



Confira as fotos

Deixe seu comentário