Notícia postada em: 20/10/2021
Rede Caminho do Saber realiza ação voluntária de alfabetização para alunos da Escola Rosário de São Francisco



A alfabetização é uma das principais lições aprendidas pelos alunos dos Anos Iniciais e é fundamental para formação e cidadania desses pequenos. Pensando nisso, a Rede de Ensino Caminho do Saber realizou uma ação voluntária na Escola Municipal Rosário de São Francisco com o intuito de ajudar alunos, professores e equipe a trabalharem a leitura e a escrita com os estudantes, principalmente em função das consequências trazidas pela pandemia da Covid-19.
 
A atividade aconteceu na escola municipal nesta quarta-feira (20/10), nos turnos da manhã e da tarde, com as três turmas de 1º ano da Rosário. Os estudantes ouviram a contação da história “A Menina Palavra” feita por Liliane Curzel, responsável pela biblioteca da Caminho do Saber. Depois, cada um ganhou o desenho de um girassol para colorir e escrever palavras. Nesse momento, a coordenadora pedagógica da Educação Infantil e dos Anos Iniciais da Rede, Natália Catafesta, e a professora de 1º ano da Rede, Sirlei Spagnol, ajudaram os alunos a escreverem.
 
Chiara, de 6 anos, adorou a tarde. “Eu escrevi cachorro e pintei o girassol. Eu gostei, porque brincar é legal”. Eduarda, de 6 anos, e Ágata, de 7, também adoraram a ação e uma ajudou a outra na atividade. “A Ágata me ensinou a escrever família, eu aprendi e escrevi no girassol. Eu adorei essa visita porque foi muito legal”, contou Eduarda. “É bem divertido recortar e pintar, por isso eu gostei bastante”, descreveu Ágata.
 
Além disso, a Caminho do Saber também doou jogos de alfabetização feitos com material alternativo que foram confeccionados pelos alunos dos Anos Iniciais da Rede durante a Semana da Criança a partir do projeto Tarde do ABC.
 
“A Tarde do ABC tem como objetivo o desenvolvimento da alfabetização como um todo, decodificação de símbolos, leitura de mundo e exploração da leitura e da escrita. Neste ano pensamos em nosso papel quanto instituição de ensino. Educar vai muito além de ensinar conteúdos. Nosso papel também é gerar impacto na sociedade como um todo. Talvez seja uma pequena ação, mas se cada um fizer sua parte teremos adultos melhores e, consequentemente, uma sociedade mais humana. Por isso, conversamos com a direção da Rosário e nos oferecemos para essa ação, porque sabemos as lacunas de aprendizagem que ficaram da alfabetização com a pandemia”, explicou Natália Catafesta.
 
A ação veio em boa hora para a escola do Município. “Nós ficamos muito felizes com a iniciativa, porque nós estamos com bastante defasagem no 1º ano e em todos os Anos Iniciais em decorrência da pandemia e eles têm dificuldades muito básicas: de motricidade fina, do trabalho com tesoura, e em todo o processo de alfabetização. Esses jogos que foram doados, com certeza, vão ajudar bastante os professores nas dificuldades que os alunos apresentarem em sala de aula”, agradeceu Liange Finardi, diretora da Rosário.
 
A iniciativa da Rede segue nesta quinta-feira (21/10). A vice-diretora de Tecnologia Educacional da Caminho do Saber, Alexandra Colvara, ministrará uma formação online gratuita para os professores da Rosário trazendo dicas e tutoriais sobre ferramentas digitais que podem auxiliar na alfabetização das crianças.


Confira as fotos

Deixe seu comentário