Notícia postada em: 17/09/2021
Rede Caminho do Saber realiza Festival Stop Motion com vídeos feitos pelos estudantes



A Rede de Ensino Caminho do Saber será sede do 1º Festival Stop Motion na próxima semana. São mais de 60 vídeos produzidos pelos estudantes do 3º e 4º ano do Ensino Fundamental da escola, com ajuda e orientação da equipe de Tecnologia Educacional (TE) da Rede. O Stop Motion é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Os alunos estudaram o tema, aprenderam como produzir e gravaram suas próprias produções nas últimas semanas no Laboratório de Robótica.
 
O projeto iniciou em agosto e foi dividido em cinco etapas gradativas: introdução e contextualização do que é Stop Motion, apresentação de vídeos de exemplo e divisão dos grupos e assuntos; criação do roteiro de cada grupo em sala de aula e organização dos materiais que seriam utilizados (ex. animais, bonecos, blocos de lego, cartolinas, revistas, papel pardo, massa de modelar, etc.); montagem do cenário conforme o roteiro criado pelos alunos; finalização do cenário e gravação do vídeo; e encerramento com o Festival. Os estudantes que estão com atividades remotas também participaram do projeto e gravaram seus vídeos em casa.
 
No total, são mais de 60 produções dos grupos com duração de, no máximo, dois minutos. As turmas de 3º ano trabalharam sobre animais e as de 4º ano fizeram sobre as Olimpíadas. “O projeto foi desenvolvido pela nossa equipe de TE com o objetivo de estimular a utilização de novas tecnologias, desenvolver a criatividade e o trabalho em equipe. Dessa forma, apresentamos o conteúdo de uma forma diferente, com engajamento dos estudantes para que eles possam desenvolver habilidades tecnológicas”, explica Renata Da Pieve, coordenadora de Tecnologia Educacional da Rede Caminho do Saber.
 
A ideia deu tão certo que as turmas de 5º ano também foram incluídas no projeto. Eles escolheram o tema: evolução dos meios de transporte. Os vídeos que estão produzindo também farão parte de um outro festival que deverá acontecer nas próximas semanas.
 
Todos os filmes serão exibidos durante o Festival Stop Motion que irá acontecer na próxima quarta e sexta-feira (22 e 24/09) no Salão de Eventos da escola para os alunos, com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Rede Caminho do Saber.


Deixe seu comentário