Notícia postada em: 24/09/2020
Rede Caminho do Saber retoma aulas presenciais do Ensino Médio nesta terça-feira



Os alunos do Ensino Médio da Rede de Ensino Caminho do Saber poderão retornar às aulas presenciais nesta terça-feira (22/09). Após autorização do Governo do Estado e aprovação por parte da Prefeitura de Caxias do Sul, a escola poderá voltar às aulas colocando em prática todos os protocolos exigidos pelos órgãos competentes. Assim como na Educação Infantil, o estudante que não desejar retornar não terá nenhum prejuízo, pois a Caminho do Saber manterá a rotina diária de atividades domiciliares por meio de aulas ao vivo (gravação simultânea da aula presencial), videoaulas e trabalhos. 

 

A escola já possui um Centro de Operações de Emergência em Saúde para a Educação (COE-E Local), formado pela equipe diretiva, Gestão de Rh e de Qualidade, e também estabeleceu um Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus. Isso já foi instituído desde a volta presencial da Educação Infantil na última sexta-feira (18/09). Diariamente estão sendo realizadas vistorias do COE-E Local para verificar o cumprimento do Plano, incluindo encaminhamentos específicos de alunos e funcionários com suspeita de contaminação. 

 

A Caminho do Saber já conta com todas as diretrizes implementadas no que diz respeito às regras de distanciamento, higiene, limpeza e circulação de pessoas. Na entrada da escola, todos deverão higienizar os calçados nos tapetes sanitizantes e passar álcool gel nas mãos. Além disso, será medida a temperatura corporal de cada pessoa que entrar e sair da escola. No caso de temperatura igual ou superior a 37,8, a pessoa deverá procurar o serviço de saúde. Outra orientação é que qualquer pessoa que esteja com Covid-19 ou que tiveram contato ou que morem com alguém com Covid-19 deve permanecer em casa por 14 dias. 

 

Nas salas de aula, as mesas e cadeiras foram reorganizadas mantendo o distanciamento exigido. A distância mínima é de 1,5m de outra pessoa com máscara. Aliás, esse será um acessório obrigatório para todos. A máscara deverá cobrir o nariz e boca e terá que ser trocada a cada 2 ou 3 horas. Também será lembrado aos alunos a lavagem frequente das mãos e o uso do álcool gel durante a aula. 

 

Fica proibido o compartilhamento de objetos pessoais e os cumprimentos com apertos e mãos e abraços. O uso de bebedouros está proibido, por isso todos devem trazer sua garrafinha de casa, e também não estão permitidos qualquer tipo de evento, reunião, passeio ou formatura. O elevador não será utilizado e todos os ambientes sempre deverão estar ventilados. Os intervalos dos alunos serão em sala de aula. Os banheiros e as salas serão higienizados após o uso. 

 

A Caminho do Saber também adquiriu uma máquina de limpeza com sistema de névoa para a sanitização de todos os ambientes da escola. Orientações gerais para higiene pessoal e de saúde dos funcionários foram repassadas em reuniões de equipe. Todas essas diretrizes para a volta das aulas presenciais estão sendo repassadas com os pais e com os estudantes em reuniões virtuais, com esclarecimento de dúvidas e explicações sobre os procedimentos adotados. 

 

“A Rede Caminho do Saber está preparada para receber os alunos novamente, conforme vimos na última semana com o retorno presencial da Educação Infantil. Tivemos todos os cuidados e responsabilidades necessárias com as crianças e tudo transcorreu muito bem. Agora, com o Ensino Médio, esperamos que seja ainda mais tranquilo, por eles já serem mais velhos. De qualquer forma, nossa equipe está orientada e pronta para atender quem precisar. Temos certeza que esse retorno gradual será um sucesso na nossa escola e, enquanto isso, seguimos oferecendo atividades domiciliares para quem desejar permanecer em casa”, explica Maristela Chiappin, diretora-presidente da Caminho do Saber. 

 

De acordo com o calendário do Governo do Estado, o próximo segmento que poderá voltar às aulas presenciais é os Anos Finais a partir de 28 de outubro. O retorno presencial só é permitido se o município estiver em bandeira amarela ou laranja a duas semanas seguidas. 



Confira as fotos

Deixe seu comentário