Notícia postada em: 06/08/2020
Tecnoway participa de desafio virtual e desenvolve uma solução de enfrentamento à Covid-19



Mesmo em tempos de quarentena, a equipe de robótica da Rede de Ensino Caminho do Saber não para de inovar e criar. Agora, a Tecnoway está participando do Desafio SESI (operador oficial de torneios da LEGO no Brasil) de Robótica Covid-19, um desafio virtual criado durante a pandemia para buscar soluções de enfrentamento aos danos causados pelo coronavírus.  

 

Para isso, a equipe desenvolveu a OnlineAccess, uma plataforma que reúne, categoriza e indica conteúdos de estudo confiáveis e gratuitos, já disponibilizados na internet. Os conteúdos serão incorporados na plataforma e curadores irão se cadastrar para selecionar e indicar diferentes tutoriais e cursos. “O projeto foi pensado para combater os impactos da pandemia.  A educação foi uma das áreas afetadas pelo novo coronavírus. Após pesquisas, foi possível perceber a dificuldade das escolas, principalmente públicas, em disponibilizar conteúdos de estudo de qualidade. Isso impacta diretamente na formação dos estudantes, formando cidadãos de baixa escolaridade que retardam o desenvolvimento do país. Por isso, a Tecnoway teve essa ideia”, explica Alexandra Colvara, técnica da equipe e vice-diretora de Tecnologia da escola. 

 

A ideia é que a plataforma contenha diversos tipos de materiais, desde videoaulas para o Ensino Básico até cursos de desenho, por exemplo, reunindo atrativos para todos os gostos e, assim, impactando mais pessoas com essa solução. O objetivo é atingir interessados que queiram aproveitar esse período de quarentena para poder aprender de uma maneira mais simples e resolutiva.  

 

“Devido à pandemia, a taxa de desemprego aumentou e a plataforma OnlineAccess será um bom recurso para desenvolver novas habilidades, já que serão oferecidos cursos e tutoriais sobre diversos conteúdos, como culinária, empreendedorismo, programação, marketing digital, entre outros, impactando, assim, um maior número de pessoas. Principalmente estudantes que não querem deixar esse ano passar despercebido”, comentou Alexandra. 

 

O Desafio SESI de Robótica Covid-19 terá duas fases: a primeira, que já encerrou, com apresentação e inscrição do projeto por cada equipe; e a segunda fase, que consiste na demonstração e detalhamento da proposta por meio de vídeo. A Tecnoway já inscreveu a OnlineAccess no final de julho e agora aguarda aprovação para a próxima etapa. O resultado final do Desafio será conhecido em 25 de setembro, com premiação dos três primeiros lugares e dos destaques por categorias avaliadas. Ao todo, 402 equipes de todo Brasil se inscreveram. 

 

Independentemente do resultado, a Tecnoway deverá dar continuidade ao projeto para implantar a OnlineAccess. “Estamos em fase de projeto, pois é necessário desenvolver, organizar os conteúdos e hospedar a plataforma para que fique disponível. Mesmo sem premiação, a intenção é colocar o projeto em prática”, complementa Alexandra. 

 


Confira as fotos

Deixe seu comentário